11/22/2023 - Por: Vanessa Gonçalez
Nós, aqui, escolhemos iniciar o ensino dos números em incrementos de 3, gradualmente elevando a complexidade para construir uma base sólida.
Na primeira atividade, introduzimos os números 1, 2 e 3 associando-os aos gestos das mãos, proporcionando à criança a visualização física dos primeiros números, um primeiro contato essencial para a contagem inicial.
A segunda atividade fomenta o desenvolvimento da correspondência numeral-quantidade ao desenhar a quantidade de flores. Cada flor é associada a um dedo, fortalecendo a conexão entre o símbolo numérico e a representação visual.
Na terceira atividade, concentramo-nos na compreensão dos números 1, 2 e 3 através da ato de circular a quantidade de objetos na imagem, reforçando a ideia fundamental de quantidade associada a cada algarismo.
Na quarta atividade, resgatamos a associação numérica com gestos, agora encorajando a realização da atividade de memória, fortalecendo a conexão entre os gestos e os números correspondentes.
Na quinta atividade, expandimos a fixação dos números e pareamentos, adicionando complexidade com a necessidade de atenção às cores e quantidades correspondentes. A criança deve pintar a quantidade de vasos indicada em cada círculo com a cor específica, promovendo novamente a conexão entre quantidade e número.
Somente na atividade 6, iniciamos a introdução da escrita numérica, um marco crucial para o desenvolvimento matemático. Cobrir os pontilhados desenvolve a coordenação motora fina, preparando a criança para escrever números de forma autônoma.
A atividade 7 introduz sutilmente o conceito de dezena. Apresentamos um quadro com 10 espaços, preenchidos com 1, 2 ou 3 vasos, incentivando a criança a cobrir os pontilhados, estabelecendo uma conexão inicial com agrupamentos numéricos.
A atividade 8 é dedicada ao treino da escrita, consolidando a habilidade de escrever os números aprendidos.
Na atividade 9, a criança deve contar e escrever sem o auxílio dos pontilhados, promovendo independência na aplicação do conhecimento numérico.
Por fim, a atividade 10 serve como uma introdução ao número 4, estimulando a reflexão sobre o próximo passo na jornada numérica. Essa atividade encoraja a criança a ponderar sobre o que vem a seguir após os números iniciais.
Ao adotar essa abordagem, buscamos não apenas ensinar os números, mas também cultivar uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos fundamentais desde o início.
Smartcode: A019
Artigos Recentes
Escrever Histórias com Começo, Meio e Fim 2o ano Português
Atividade de Português para 2º ano. Escrever histórias com começo, meio e fim, usando quadrinhos como inspiração.
Atividade sobre Matéria, Composição e Estados Físicos: Explorando Conceitos Científicos
A matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa espaço. Ela compõe tudo o que existe ao nosso redor, desde o ar que respiramos até os objetos que tocamos diariamente. Para entender melhor esse conceito, é fundamental conhecer os estados físicos
Subtração com Apoio do Material Dourado - 2º Ano
Tornar o aprendizado da matemática mais acessível e visual é fundamental para o desenvolvimento dos conceitos básicos. Por isso, disponibilizamos gratuitamente uma atividade de subtração que utiliza o material dourado como suporte visual.
CATEGORIAS
Atividades
Diversão
Passeios
+Canais