11/22/2023 - Por: Vanessa Gonçalez
Nós, aqui, escolhemos iniciar o ensino dos números em incrementos de 3, gradualmente elevando a complexidade para construir uma base sólida.
Na primeira atividade, introduzimos os números 1, 2 e 3 associando-os aos gestos das mãos, proporcionando à criança a visualização física dos primeiros números, um primeiro contato essencial para a contagem inicial.
A segunda atividade fomenta o desenvolvimento da correspondência numeral-quantidade ao desenhar a quantidade de flores. Cada flor é associada a um dedo, fortalecendo a conexão entre o símbolo numérico e a representação visual.
Na terceira atividade, concentramo-nos na compreensão dos números 1, 2 e 3 através da ato de circular a quantidade de objetos na imagem, reforçando a ideia fundamental de quantidade associada a cada algarismo.
Na quarta atividade, resgatamos a associação numérica com gestos, agora encorajando a realização da atividade de memória, fortalecendo a conexão entre os gestos e os números correspondentes.
Na quinta atividade, expandimos a fixação dos números e pareamentos, adicionando complexidade com a necessidade de atenção às cores e quantidades correspondentes. A criança deve pintar a quantidade de vasos indicada em cada círculo com a cor específica, promovendo novamente a conexão entre quantidade e número.
Somente na atividade 6, iniciamos a introdução da escrita numérica, um marco crucial para o desenvolvimento matemático. Cobrir os pontilhados desenvolve a coordenação motora fina, preparando a criança para escrever números de forma autônoma.
A atividade 7 introduz sutilmente o conceito de dezena. Apresentamos um quadro com 10 espaços, preenchidos com 1, 2 ou 3 vasos, incentivando a criança a cobrir os pontilhados, estabelecendo uma conexão inicial com agrupamentos numéricos.
A atividade 8 é dedicada ao treino da escrita, consolidando a habilidade de escrever os números aprendidos.
Na atividade 9, a criança deve contar e escrever sem o auxílio dos pontilhados, promovendo independência na aplicação do conhecimento numérico.
Por fim, a atividade 10 serve como uma introdução ao número 4, estimulando a reflexão sobre o próximo passo na jornada numérica. Essa atividade encoraja a criança a ponderar sobre o que vem a seguir após os números iniciais.
Ao adotar essa abordagem, buscamos não apenas ensinar os números, mas também cultivar uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos fundamentais desde o início.
Baixe o arquivo Grátis!
Post Anterior
Próximo Post
ARTIGOS RELACIONADOS
CATEGORIAS
HORA DA ATIVIDADE
A Hora da Atividade surgiu com as demandas escolares e de entretenimento dessa família: Vanessa (mamãe), Sanches (papai), Iuri e Iris, hoje com 9 e 6 anos, respectivamente.
Por aqui postamos um pouco de tudo: de atividades a passeios que fazemos.
Quem somos?Aqui você encontra materiais exclusivos para entreter e desenvolver seu(s) filho(s).
Venha se divertir e aprender com a Hora da Atividade!
LINKS
ARTIGOS RECENTES
© 2024 Hora da Atividade