BNCC Ensino Infantil

BNCC - Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) - EI

10/1/2023 - Por: Vanessa Gonçalez

Smartcode: BNCC-EI-CP

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “O EU, O OUTRO E O NÓS”

EI03EO01

Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir

EI03EO02

Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

EI03EO03

Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação

EI03EO04

Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

EI03EO05

Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

EI03EO06

Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

EI03EO07

Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.


CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”

EI03CG01

Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música

EI03CG02

Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades

EI03CG03

Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

EI03CG04

Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

EI03CG05

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas


CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS” 

EI03TS01

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

EI03TS02

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. EI03TS03

Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.


CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”

EI03EF01

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

EI03EF02

Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

EI03EF03

Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

EI03EF04

Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

EI03EF05

Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

EI03EF06

Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

EI03EF07

Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

EI03EF08

Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

EI03EF09

Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.


CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES” 

EI03ET01

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

EI03ET02

Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

EI03ET03

Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

EI03ET04

Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

EI03ET05

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

EI03ET06

Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

EI03ET07

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

EI03ET08

Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

Tags:

BNCC

Post Anterior

Próximo Post

CATEGORIAS

HORA DA ATIVIDADE

Author Hora da Atividade

A Hora da Atividade surgiu com as demandas escolares e de entretenimento dessa família: Vanessa (mamãe), Sanches (papai), Iuri e Iris, hoje com 9 e 6 anos, respectivamente.

Por aqui postamos um pouco de tudo: de atividades a passeios que fazemos.

Quem somos?

ARTIGOS RECENTES

Mapas e Medidas

Como Medir Distâncias em Mapas: Escalas Gráficas e Numéricas

6/6/2024


ARTIGOS RECENTES

Mapas e Medidas

Como Medir Distâncias em Mapas: Escalas Gráficas e Numéricas

6/6/2024

Aprenda a medir distâncias em mapas utilizando escalas gráficas e numéricas, conforme a habilidade EF06GE08 da BNCC para o 6º ano.

Três crianças no pódio recebendo medalhas: Ana, João e Maria.

Quais são os Números Ordinais de 1 a 100?

6/5/2024

Aprenda sobre os números ordinais de 1 a 100 e sua importância para indicar a ordem e posição de itens em uma sequência.

Três crianças no pódio recebendo medalhas: Ana, João e Maria.

A Corrida dos Números Ordinais - Matemática 2º ano

6/5/2024

Descubra a divertida história de uma corrida especial onde os alunos aprendem sobre números ordinais e suas posições.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Estou de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.

NOSSAS REDES SOCIAIS

contato@horadaatividade.com.br

Aqui você encontra materiais exclusivos para entreter e desenvolver seu(s) filho(s).

Venha se divertir e aprender com a Hora da Atividade!

LINKS

    ARTIGOS RECENTES