BNCC 9º Ano EF

BNCC - 9º Ano EF Ingles

10/1/2023 - Por: Vanessa Gonçalez

Smartcode: BNCC-ING-9EF

(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação. (EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas. (EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo. (EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto. (EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento. (EF09LI06) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística. (EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam. (EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas. (EF09LI09) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.

(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica. (EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão). (EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico. (EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens. (EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva. (EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses). (EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade. (EF09LI17) Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania. (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial. (EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Tags:

BNCC

Post Anterior

Próximo Post

CATEGORIAS

HORA DA ATIVIDADE

Author Hora da Atividade

A Hora da Atividade surgiu com as demandas escolares e de entretenimento dessa família: Vanessa (mamãe), Sanches (papai), Iuri e Iris, hoje com 9 e 6 anos, respectivamente.

Por aqui postamos um pouco de tudo: de atividades a passeios que fazemos.

Quem somos?

ARTIGOS RECENTES

Comeco, meio e fim

Escrever Histórias com Começo, Meio e Fim 2o ano Português

8/27/2024


ARTIGOS RECENTES

Comeco, meio e fim

Escrever Histórias com Começo, Meio e Fim 2o ano Português

8/27/2024

Atividade de Português para 2º ano. Escrever histórias com começo, meio e fim, usando quadrinhos como inspiração.

Matéria composição e estados físicos 01 de 06

Atividade sobre Matéria, Composição e Estados Físicos: Explorando Conceitos Científicos

8/24/2024

A matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa espaço. Ela compõe tudo o que existe ao nosso redor, desde o ar que respiramos até os objetos que tocamos diariamente. Para entender melhor esse conceito, é fundamental conhecer os estados físicos

Subtração com Apoio do Material Dourado - Parte 1

Subtração com Apoio do Material Dourado - 2º Ano

8/18/2024

Tornar o aprendizado da matemática mais acessível e visual é fundamental para o desenvolvimento dos conceitos básicos. Por isso, disponibilizamos gratuitamente uma atividade de subtração que utiliza o material dourado como suporte visual.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Estou de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.

NOSSAS REDES SOCIAIS

contato@horadaatividade.com.br

Aqui você encontra materiais exclusivos para entreter e desenvolver seu(s) filho(s).

Venha se divertir e aprender com a Hora da Atividade!

LINKS

    ARTIGOS RECENTES