BNCC 4º Ano EF

BNCC - 4º Ano EF História

10/1/2023 - Por: Vanessa Gonçalez

Smartcode: BNCC-HIS-4EF

EF04HI01

Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

EF04HI02

Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade - nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.

EF04HI03

Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

EF04HI04

Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

EF04HI05

Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

EF04HI06

Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

EF04HI07

Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

EF04HI08

Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação - cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação - e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

EF04HI09

Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

EF04HI10

Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

EF04HI11

Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

Tags:

BNCC

Post Anterior

Próximo Post

CATEGORIAS

HORA DA ATIVIDADE

Author Hora da Atividade

A Hora da Atividade surgiu com as demandas escolares e de entretenimento dessa família: Vanessa (mamãe), Sanches (papai), Iuri e Iris, hoje com 9 e 6 anos, respectivamente.

Por aqui postamos um pouco de tudo: de atividades a passeios que fazemos.

Quem somos?

ARTIGOS RECENTES

Mapas e Medidas

Como Medir Distâncias em Mapas: Escalas Gráficas e Numéricas

6/6/2024


ARTIGOS RECENTES

Mapas e Medidas

Como Medir Distâncias em Mapas: Escalas Gráficas e Numéricas

6/6/2024

Aprenda a medir distâncias em mapas utilizando escalas gráficas e numéricas, conforme a habilidade EF06GE08 da BNCC para o 6º ano.

Três crianças no pódio recebendo medalhas: Ana, João e Maria.

Quais são os Números Ordinais de 1 a 100?

6/5/2024

Aprenda sobre os números ordinais de 1 a 100 e sua importância para indicar a ordem e posição de itens em uma sequência.

Três crianças no pódio recebendo medalhas: Ana, João e Maria.

A Corrida dos Números Ordinais - Matemática 2º ano

6/5/2024

Descubra a divertida história de uma corrida especial onde os alunos aprendem sobre números ordinais e suas posições.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Estou de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.

NOSSAS REDES SOCIAIS

contato@horadaatividade.com.br

Aqui você encontra materiais exclusivos para entreter e desenvolver seu(s) filho(s).

Venha se divertir e aprender com a Hora da Atividade!

LINKS

    ARTIGOS RECENTES