BNCC 1º Ano EF

BNCC - 1º Ano EF Matemática

10/1/2023 - Por: Vanessa Gonçalez

Smartcode: BNCC-MAT-1EF

EF01MA01

Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

EF01MA02

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

EF01MA03

Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”

EF01MA04

Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

EF01MA05

Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica

EF01MA06

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas

EF01MA07

Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

EF01MA08

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. Álgebra Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

EF01MA09

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo)

EF01MA10

Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. Geometria Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado

EF01MA11

Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

EF01MA12

Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial. Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico

EF01MA13

Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico. Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais

EF01MA14

Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

EF01MA15

Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano. Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário

EF01MA16

Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.

EF01MA17

Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

EF01MA18

Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários. Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas

EF01MA19

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante. Probabilidade e estatística Noção de acaso

EF01MA20

Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano. Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples

EF01MA21

Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. Coleta e organização de informações Registros pessoais para comunicação de informações coletadas

EF01MA22

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais

Tags:

BNCC

Post Anterior

Próximo Post

ARTIGOS RELACIONADOS

Atividades de Matemática 1º Ano - Em cima e embaixo

Matemática 1º Ano: Em cima e embaixo

11/18/2023

CATEGORIAS

HORA DA ATIVIDADE

Author Hora da Atividade

A Hora da Atividade surgiu com as demandas escolares e de entretenimento dessa família: Vanessa (mamãe), Sanches (papai), Iuri e Iris, hoje com 9 e 6 anos, respectivamente.

Por aqui postamos um pouco de tudo: de atividades a passeios que fazemos.

Quem somos?

ARTIGOS RECENTES

Comeco, meio e fim

Escrever Histórias com Começo, Meio e Fim 2o ano Português

8/27/2024

Atividade de Português para 2º ano. Escrever histórias com começo, meio e fim, usando quadrinhos como inspiração.

Matéria composição e estados físicos 01 de 06

Atividade sobre Matéria, Composição e Estados Físicos: Explorando Conceitos Científicos

8/24/2024

A matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa espaço. Ela compõe tudo o que existe ao nosso redor, desde o ar que respiramos até os objetos que tocamos diariamente. Para entender melhor esse conceito, é fundamental conhecer os estados físicos

Subtração com Apoio do Material Dourado - Parte 1

Subtração com Apoio do Material Dourado - 2º Ano

8/18/2024

Tornar o aprendizado da matemática mais acessível e visual é fundamental para o desenvolvimento dos conceitos básicos. Por isso, disponibilizamos gratuitamente uma atividade de subtração que utiliza o material dourado como suporte visual.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Estou de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.

NOSSAS REDES SOCIAIS

contato@horadaatividade.com.br

Aqui você encontra materiais exclusivos para entreter e desenvolver seu(s) filho(s).

Venha se divertir e aprender com a Hora da Atividade!

LINKS

    ARTIGOS RECENTES