História

A Contagem do Tempo na História

6/5/2024 - Por: Vanessa Gonçalez

Smartcode: A091

A091 - Linha do Tempo

A Contagem do Tempo na História

Introdução

A história da humanidade é contada através dos eventos que ocorreram ao longo do tempo. Para entender melhor quando esses eventos aconteceram, usamos a contagem do tempo, dividindo-o em anos, décadas, séculos e milênios. Essa organização nos ajuda a situar os fatos históricos e entender melhor a sequência de eventos que moldaram o mundo.

A Contagem do Tempo

Os fatos históricos acontecem em períodos específicos de tempo. Para facilitar a organização desses eventos, usamos unidades como anos, décadas (10 anos), séculos (100 anos) e milênios (1000 anos). Por exemplo, o século XX compreende os anos de 1901 a 2000, enquanto o século XXI começou em 2001 e vai até 2100.

Como Calcular o Século

Para determinar a que século pertence um ano, podemos usar a seguinte regra:

  • Se o ano terminar em "00", ele pertence ao século anterior. Por exemplo, o ano 1900 pertence ao século XIX.
  • Se o ano não terminar em "00", acrescentamos 1 ao número das centenas. Por exemplo, o ano 2001 pertence ao século XXI (20 + 1).

O Tempo na História

Os historiadores utilizam diferentes marcos temporais para organizar os eventos históricos. Esses marcos podem ser baseados em acontecimentos significativos, como o nascimento de Jesus Cristo, que marca a divisão entre os anos antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

Períodos Históricos

A história é dividida em grandes períodos, cada um com características distintas:

  1. Pré-História: Período que vai desde o surgimento dos primeiros seres humanos até o início da escrita, cerca de 4.000 a.C. É caracterizado pela vida em pequenos grupos, a descoberta do fogo, a caça, a coleta e os primeiros assentamentos humanos.
  2. Antiguidade: De aproximadamente 4.000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente). Surgem as primeiras civilizações complexas, como os egípcios, os mesopotâmicos, os gregos e os romanos.
  3. Idade Média: De 476 d.C. a 1453 d.C. (queda de Constantinopla). Período de castelos, cavaleiros e feudos. A Igreja Católica teve grande influência na vida das pessoas.
  4. Idade Moderna: De 1453 d.C. a 1789 d.C. (Revolução Francesa). Época de grandes navegações, descobrimentos e o início do capitalismo.
  5. Idade Contemporânea: De 1789 d.C. até os dias atuais. Caracterizada por rápidas mudanças tecnológicas, revoluções industriais, guerras mundiais e avanços científicos.

Fontes Históricas

Para estudar esses períodos, os historiadores utilizam fontes históricas, que podem ser materiais (objetos, construções, documentos) ou imateriais (tradições, relatos orais).

Exemplos de Fontes Históricas
  1. Objetos e Ferramentas: Ferramentas de pedra, vasos de cerâmica e armas antigas.
  2. Construções: Ruínas de cidades antigas, castelos e templos.
  3. Documentos: Livros, cartas, registros oficiais.
  4. Arte e Cultura: Pinturas, esculturas e artefatos culturais.

A Importância da Linha do Tempo

Uma linha do tempo é uma ferramenta útil para visualizar a sequência dos eventos históricos. Ela mostra como os fatos se relacionam entre si e ajuda a entender a cronologia dos acontecimentos.

Como Fazer uma Linha do Tempo
  1. Escolha os eventos: Selecione eventos importantes que você quer incluir.
  2. Organize os eventos: Coloque os eventos em ordem cronológica.
  3. Marque os períodos: Divida a linha do tempo em períodos (anos, décadas, séculos).
  4. Adicione descrições: Escreva breves descrições dos eventos.

Itens da BNCC Contemplados

Este texto aborda vários itens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental, especialmente no 4º ano. Aqui estão os itens contemplados:

  • EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
  • O texto aborda a contagem do tempo e a organização dos eventos históricos em períodos, destacando como as ações humanas são situadas no tempo.
  • EF04HI02: Identificar diferentes fontes históricas, com destaque para as fontes materiais e imateriais, e compreender a sua importância para a construção do conhecimento histórico.
  • O texto explica as fontes históricas, tanto materiais quanto imateriais, e sua importância para o estudo da história.
  • EF04HI03: Identificar as principais características dos períodos históricos estudados, como a Pré-História e a Antiguidade, e as mudanças e continuidades nesses períodos.
  • O texto detalha os diferentes períodos históricos e suas características principais.
  • EF04HI04: Relacionar os séculos com suas representações em números romanos.
  • O texto explica como calcular a que século pertence um ano e menciona a utilização de números romanos para representar os séculos.
  • EF04HI05: Compreender e utilizar a noção de tempo histórico, articulando passado, presente e futuro.
  • O texto discute a importância da linha do tempo e como ela ajuda a organizar e compreender a sequência dos eventos históricos.

Esses itens mostram como o texto ajuda a cumprir os objetivos da BNCC para o ensino de história no 4º ano, proporcionando uma compreensão clara e organizada do tempo histórico e dos eventos que marcaram a trajetória da humanidade.

Tags:

EF04HI01

Post Anterior

Próximo Post

ARTIGOS RELACIONADOS

Escavação arqueológica com ruínas antigas, ferramentas de pedra e historiadores trabalhando.

Os Documentos e o Tempo da História

6/5/2024

CATEGORIAS

HORA DA ATIVIDADE

Author Hora da Atividade

A Hora da Atividade surgiu com as demandas escolares e de entretenimento dessa família: Vanessa (mamãe), Sanches (papai), Iuri e Iris, hoje com 9 e 6 anos, respectivamente.

Por aqui postamos um pouco de tudo: de atividades a passeios que fazemos.

Quem somos?

ARTIGOS RECENTES

Mapas e Medidas

Como Medir Distâncias em Mapas: Escalas Gráficas e Numéricas

6/6/2024

Aprenda a medir distâncias em mapas utilizando escalas gráficas e numéricas, conforme a habilidade EF06GE08 da BNCC para o 6º ano.

Três crianças no pódio recebendo medalhas: Ana, João e Maria.

Quais são os Números Ordinais de 1 a 100?

6/5/2024

Aprenda sobre os números ordinais de 1 a 100 e sua importância para indicar a ordem e posição de itens em uma sequência.

Três crianças no pódio recebendo medalhas: Ana, João e Maria.

A Corrida dos Números Ordinais - Matemática 2º ano

6/5/2024

Descubra a divertida história de uma corrida especial onde os alunos aprendem sobre números ordinais e suas posições.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Estou de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.

NOSSAS REDES SOCIAIS

contato@horadaatividade.com.br

Aqui você encontra materiais exclusivos para entreter e desenvolver seu(s) filho(s).

Venha se divertir e aprender com a Hora da Atividade!

LINKS

    ARTIGOS RECENTES